NotíciassetaComunicados

Tribuna de Notícias realiza Caderno Especial sobre Setor de Plástico

Tribuna de Notícias realiza Caderno Especial sobre Setor de Plástico

A Cristalcopo está presente no Caderno Especial feito pelo Jornal Tribuna de Notícias, que fala sobre o Setor de Plástico. Nosso Presidente, Anselmo Freitas, falou um pouco sobre Economia Circular que a Empresa, criada em 2002, realiza com diversas iniciativas aplicadas.

Economia circular como saída

Em Criciúma, buscam-se alternativas para auxiliar na ampliação da reciclagem. E uma das iniciativas surgiu através da parceria público-privada. Neste ano, as empresas Cristalcopo e Racli Limpeza Urbana assinaram um Termo de Cooperação com o Governo Municipal que possibilita a melhora do trabalho da Associação Criciumense de Catadores (Acrica). O presidente da Cristalcopo, Anselmo Freitas, explica que a ideia consiste em pagar, de forma antecipada, pelo material que os trabalhadores separam para a reciclagem, possibilitando assim que mais pessoas possam atuar, já que haverá o aumento de material para selecionar.

Logística Reversa

Freitas fala que a intenção é utilizar um sistema de logística reversa, ou seja, a pessoa que sai do supermercado com sacolas, pacotes plásticos, os levará de volta ao estabelecimento, onde eles serão pesados. “Este material entregue será levado para a Acrica, eles vão separar lata, plástico, madeira, todos os tipos para fazer a venda. Para realizar isso, iremos conscientizar a população, além de contar com a parceria da Associação Catarinense de Supermercados (Acats)”, comenta.

Empresa criada em 2002

A empresa Cristalcopo foi criada em 2002 com o objetivo de produzir e comercializar produtos plásticos. A matriz da empresa fica em Içara, possuindo ainda uma distribuidora no bairro Cristo Rei, uma unidade no estado de Pernambuco e outra inaugurada recentemente em Linha Batista, com 14 mil metros quadrados, totalizando 500 funcionários diretos. A Cristalcopo sempre teve um olhar voltado pela sustentabilidade e por isso, de forma constante, encabeça iniciativas de proteção ao meio ambiente. Freitas destaca que o setor vive um momento de indefinição. “Isso se dá, principalmente, pela questão ambientalista contra o plástico. A Feira K, a mais importante do ramo, que acontece na Alemanha, debateu muito esta questão da sustentabilidade. Precisamos levar para a indústria e para a população que possuímos máquinas excelentes que fazem a reciclagem automática. Quanto mais reutilizar
o plástico, menos precisará explorar para extrair este material da natureza”, destaca Freitas.

Fontes: Marciano Bortolin; Jornal Tribuna de Notícias, 2019.